sábado, 4 de setembro de 2010

Mesmo com gritos de "anula, anula", Plano Diretor de Paulo Lopes vai para a Câmara, e se aprovado poderá trazer problemas ambientais para a Guarda







































Cerca de 300 pessoas acompanharam na noite de ontem, dia 3, no ginásio municipal, as discussões da última audiência pública para a aprovação do Plano Diretor da cidade de Paulo Lopes, município cuja extrema com Palhoça é o Rio da Madre, que desemboca na praia da Guarda do Embaú. Praticamente dividida, uma parcela dos participantes estava acomodada, enquanto que a outra exigia mais discussão e gritava palavras de ordem "anula, anula", defendedo a necessidade de novas audiências por entender que as oficinas e as audiências não foram divulgadas o suficiente para que a população tivesse a oportunidade de opinar. Nesse sentido foi entregue um documento assinado por várias associações pedindo a anulação do texto proposto, o que, no entanto, não surtiu efeito. A urbanização e a verticalização de uma área que era pertencente ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e que foi transformada em Ára de Proteção Ambiental (APA) entre a praia da Gamboa e a Guarda do Embaú é o cerne das discussões. Ali estão previstos prédios de até 15 andares, desde que em uma área de 40 hectares, ou de 8 andares desde que seja em área de 20 hectares. Presentes da audiência, o prefeito municipal, Evandro João dos Santos (PMDB), disse que esse processo já se arrasta por mais de dois anos e que ele está dando continuidade. "Não sou técnico, por isso, entendo que deva haver mais discussão, mas agora está nas mãos dos vereadores, pois o projeto já está na Câmara". O presidente da Câmara de Vereadores, José Antônio Rogério(PP), disse que vai fazer o máximo para prorrogar as discussões, que tem previsão para votação em meados de setembro deste ano. "O estado está nos pressionando devido a Lei do Gerenciamento Costeiro, mas se houver chance, deveremos manter as discussões na Câmara". As lideranças comunitárias descontentes com o PD como está querem extender as discussões até dezembro de 2010.

Foto 1 (esq. p/ dir.) - Manoel Silveira (Ass. Barraqueiros da Guarda); Gabriel Corrêa (Ass. Pescadores da Guarda); Cristiane Correa (Ass. Comunitária da Guarda) e Jaci Silveira (Ass. Canoeiros da Guarda)
Foto 2 - Prefeito é interpelado pela população após a audiência
Foto 3 - Moradora aponta o local mais problemático.

Abaixo vídeo da manifestação...

6 comentários:

  1. Verticalizacao???? em area de preservacao???? alem de ridiculo pelo super impacto que causa e tambem ridiculo pq o processo de verticalizacao em areas como estas geralmente vem junto com um processo de elitizacao... so mora nesses predios quem tem poder de compra... ANULA ANULA!!!!! Galera do Parque to aqui sempre com vcs!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ANULAAAA... ANULAAAAA.... ANULAAAAAAAA.......
    QUE VERGONHA!!!!!!! ANULA... ANULAAAAAAAA!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí,
    as lideranças(???) da Guarda do Embaú em ação...
    abçs
    marquinho

    ResponderExcluir
  4. olá, frequento a praia da gamboa desde pequena e estou muito interessada em batalhar pela ANULAÇÂO desta lei criminosa que poderá nos trazer muitos prejuízos ambientais. como podemos atuar?? vamos nos unir para acabar com este crime! até mesmo as baleias que todos os anos vem procriar nestas costas menos habitadas acabarão prejudicadas. se não nos mobilizarmos rapidamente esta lei absurda será aprovada! qual o procedimento a ser feito??

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,

    Importante agora ficarmos atentos ao plano diretor da Palhoça, liderado pelo excelentíssimo Renato Sehn, a serviço do governo do estado e de grandes grupos empresáriais, a próxima verticalização sobre áreas até então naturais é na Baixada do Maciambu!
    Com certeza o processo "participativo" de construção do plano diretor já está rolando.

    ResponderExcluir
  6. Sim o Plano NADA Participativo de Paulo Lopes foi aprovado!! 9 vereadores a Favor?!! É o cúmulo!!
    Mas Agora a População esta LIGADA, Sim, Estaremos Juntos com AQUELES JOVENS, que muito Corajosamente abandonaram as aulas e foram para as Audiências falar: NÂO FOI PARTICIPATIVO!! E com questionários feitos em menos de 24h, dizer: 80% dos entrevistados NÂO SABIA O QUE ERA PLANO DIRETOR, e 20% Sabia PARCIALMENTE!!
    Um dos Jovens criou este blog:http://salveonossocoracao.blogspot.com/
    VAMOS DIVULGAR!!!

    ResponderExcluir