terça-feira, 17 de setembro de 2013
Começou a bagunça na beira do Rio da Madre...
A coisa já está feia antes mesmo do verão. Os carros estacionados nos finais de semana com som "esgarçado" na beira do Rio da Madre, na Guarda do Embaú, última praia no Sul de Palhoça/SC, já está trazendo problemas aos moradores, aos amantes da natureza e ao ecossistema local.
Isso que o Movimento SOS Rio da Madre está voltado a atuar na defesa do nosso rio e a Associação de Surf(ASPG) está tentando dar à Guarda o título de Reserva Mundial do Surf.
Enfim, qual seria o perfil deste cidadão que tem prazer em fazer isso, ou, será que estas pessoas são tão alheias que não percebem que o volume de veículos, o som alto, enfim esta poluição visual, sonora e ambiental, não condiz com a lugar?
A Polícia Militar tem atuado, mas não é suficiente, pois os carros tornam a voltar. Também faltam mais placas proibindo estacionar. Este parece ser um problema de todas as praias do Sul do município de Palhoça. Mas a beira do Rio da Madre, por ter poucos acessos para veículos não deveria passar por isso, basta um pouco mais de fiscalização das autoridades.
Ano passado as lideranças da Guarda foram falar com a PM, e funcionou. Parece que terão que ir novamente.
sábado, 14 de setembro de 2013
Go Raoni!
Tenho acompanhado nos últimos dias via Internet e redes sociais a repercussão de uma entrevista dada pelo surfista brazuca da elite mundial, o carioca Raoni Monteiro, capa da última Fluir, que diz não poder acompanhar o tour mundial pela falta de grana.A entrevista saiu no site da revista Surfer Magazine com o título “In the Red”, que traduzindo é aquela famosa frase “no vermelho” (http://www.surfermag.com/features/in-the-red/). O site waves repercutiu imediatamente na matéria intitulada “Batalha Árdua” (http://waves.terra.com.br/surf/noticia/batalha-ardua/60371).
Para quem acompanha o mundo do surf provavelmente já viu este filme. Só para lembrar o catarinense Neco Padaratz também sofreu na pele esta situação. Voltando a discussão sobre o caso Raoni, a ressaltar, foi a imediata respostas dos fãs via rede social.
Soluções do tipo cada fã depositar de 5 a 10 reais na conta do atleta mensalmente ou criar um fundo de ajuda foram sugeridas. Até
empresas fora do segmento já apareceram para conversar com o atleta. Apareceu internauta lançando a campanha "Go Raoni" ancorada na marca Rusty que lançou a campanha para o surfista Gordo com o slogan "Go Gordo".
Minha sugestão seria o atleta, aproveitando a rede social, abrir uma “conta” no site http://www.vakinha.com.br/.
Posso assegurar que dá certo, mas é preciso haver um bombardeio de informações pela assessoria de comunicação do atleta (se não tem
vai precisar) para não deixar a campanha “morrer”.
É isso ai. Go Raoni!
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
No "outside" da Guardinha
Por indicação de Juliano Smanioto apresento esta pérola de Nina Branco produzida na Guarda do Embaú...
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Esquerda dos sonhos de qualquer surfista
O espanhol Kepa Acero e os irmãos sul-africanos Davey e Benji Brand encontraram num lugar remoto de Angola a onda do sonho de qualquer surfista. Uma onda tubular com mais de 1 quilômetro e meio de extensão.
O vídeo contou com edição e imagens do filmmaker Dan Mace.
Fonte: waves
domingo, 8 de setembro de 2013
Feira comunitária já é sucesso na Guarda
sábado, 7 de setembro de 2013
Confira vídeo da terceira etapa do Circuito ASPG 2013
Confira vídeo da terceira etapa do Circuito ASPG de Surf 2013, que rolou na Guarda, no dia 31 de agosto. A etapa encerrou o circuito e definiu os campeões do ranking. No mesmo dia, no Los Frick&Tuca´s Bar aconteceu a festa de 26 anos da ASPG. Circuito
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Criança também é surfista!
Ontem, 06, rolou a gravação de um especial para o Dia das Crianças, comemorado dia 12 de outubro, que vai ser exibido no canal OFF (TV Fechada). A princípio o titulo poderá ser "PRODÍGIOS"
Vai ser com 4 crianças que praticam diferentes esportes radicais (skate, escalada, wakeboard e surf).
A surfista da Guarda do Embaú, Tainá Hinkel, que recém faturou a terceira etapa do Circuito ASPG de Surf 2013 na categoria Feminino e foi a campeã do ranking na Infantil,foi a escolhida para fazer a parte de surf.
Segundo seu pai, o surfista e shapper, Carlos Kxot, a equipe de produção saiu muito satisfeita com o material colhido. "Penso que vai ficar muito show", disse.
É esperar para ver!
Movimento SOS Rio da Madre volta com mais força
No dia 26 de fevereiro de 2011 o Movimento SOS Rio da Madre, num ato simbólico de protesto pela omissão do poder público, deu um grande abraço no rio. Passados dois anos e meio sem solução do saneamento básico, o movimento ressurge.
Quatro eventos estão programados para sexta, sábado e domingo, com shows de reggae, feira de artesanato, troca de arte e caminhada de ida e volta ao topo do morro do Cambirela. Tudo com renda revertida ao Movimento SOS Rio da Madre, para tentar conter o avanço imobiliário na APA (Área de Proteção Ambiental) do entorno costeiro desanexado em 2009 do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
A intenção do SOS é arrecadar recursos financeiros e contratar advogado para contestar judicialmente as mudanças de zoneamento previstas para a região da Baixada do Maciambu pelos planos diretores de Palhoça e Paulo Lopes. Um dos argumentos nos dois casos é a falta de participação comunitária no processo, contrariando o que determina o Estatuto das Cidades.
Em Paulo Lopes, já aprovado na Câmara de Vereadores, prevê população de 80 mil habitantes. A cidade tem hoje pouco mais de 7.000 moradores.
Para a região da Lagoa do Ribeirão, o plano permite construções de até 12 pavimentos, podendo chegar a 24 em pontos específicos e de grande interesse turístico. Também prevê a instalação de distrito industrial em terras alagáveis, as chamadas áreas de marinha (da União), com importante influência das marés – o município está apenas dois metros acima do nível do mar.
Em Palhoça, falta apenas a votação no plenário da Câmara do Projeto de Lei 004/2013, que cria o Plano de Gestão Especial da APA do Entorno Costeiro do Parque do Tabuleiro.
O plano diretor do Sul de Palhoça redefine a utilização dos 5.260 hectares da APA instituída pela Lei nº 14.661/2009, que criou o mosaico de unidades de conservação do entorno.
Aventura no cume do Cambirela
Caminhar durante três horas até o topo do Cambirela, o ponto mais alto da Grande Florianópolis, é uma atividade comum para a jornalista e guia de turismo Flora Neves. Mas neste domingo, a mobilização do Movimento SOS Rio da Madre é um estímulo a mais.
Serviço
6/9 – sexta
Festa na Casa Amarela – 10 anos da banda Nós na Aldeia, no Capetas Drinks – Guarda do Embaú, Palhoça. Mais informações: (48) 9977-3133.
7/9 – sábado
22 horas, how da banda Gaia Piá no Floripa Chopp - Lagoa da Conceição/Florianópolis. Convites R$ 10 na Roots Records Galeria ARS. Mais informações: (48) 3283-1363/9162-1128.
7 e 8/9 – sábado e domingo
2ª Feira Comunitária Artes & Trocas – Guarda do Embaú (centrinho) com estande do SOS Rio da Madre e artesanato doado pela comunidade.
8/9 domingo
8h: Caminhada ao topo do morro do Cambirela. Saída: Praia de Fora. Preço: R$ 30 por pessoa. Mais informações: (48) 9638-8641 ou guiaecoflora@yahoo.com.br.
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
COMPETIÇÃO, FESTA E BALEIAS ENCERRAM CIRCUITO ASPG DE SURF 2013.
O circuito inédito da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG), encerrou no último sábado, 31, com a terceira etapa, na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça. De quebra a ASPG comemorou os 26 anos de atividades com festa, entrega dos prêmios aos campeões do ranking e homenagens. As baleias foram um show a parte. Veja nas imagens:
Ranking completo: http://www.surfpro.com.br/2013/aspg/03/indexpg.htm
Assinar:
Postagens (Atom)