segunda-feira, 2 de maio de 2011

A saga do fechamento da praia da Guarda do Embaú com a chegada da tainha continua



Não houve tumulto, mas, mais uma vez, a praia da Guarda do Embaú, em Palhoça/SC, foi uma das primeiras, ou se não a primeira, a ser interditada no nosso estado para a prática dos esportes aquáticos, já que desde hoje, dia 2, as ondas são apenas dos pescadores e dos peixes, conforme a placa de "interdição" colocada pelos pescadores logo no início na trilha que dá acesso ao canto da praia, e que, só vai sair de lá no início de julho. Até lá, é torcer para que os cardumes apareçam. A opção na região para os surfistas fica sendo a Prainha. Pergunta: será que aqueles que estão preocupados em pegar o peixe estavam no grande “abraço” no Rio da Madre realizado no dia 26 de fevereiro deste ano?

11 comentários:

  1. ola kito boa noite!!!! concordo plenamente q a praia deve ser fechada paa o surf na epoca da tainha...unico "SUSTENTO" dos pescadores locais... mais acredito que já chegou a hr de reformulaçoes nesta pratica, como em outras praias da ilha.. com o sistema de bandeiras para delimitar ou liberar uma parte onde o cardume para que a galera possa curtir as ondas... mais acredito q isto na guarda ainda estara longe de acontecer um acordo entre os pescadores que se acham os proprietarios da praia e os surfistas... isso e uma coisa longinqua....que ficara quem sabe para a proxima geraçaõ de pescadores locais da minha querida guarda do embau...


    atenciosamente gabriela pires

    ResponderExcluir
  2. vocês todos continuam na Pré história kkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  3. Os peixes não trazem beneficios a eles,somente o turismo,a guarda não tem mais pescadores,os pescadores que vão la jogar as tarrafas são todos de foram,olhe o cabral hoje?

    ResponderExcluir
  4. Acordem para vida,os pescadores são todos empresarios não depende mais da tainhas para sobreviver, eles pousasdas e diversas casas para alugar, isso ai e coisas do passado.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que a tradição deva ser mantida, aqueles que dizem que nossos pescadores viraram " empresários", não conhecem a comunidade, sabem que o aluguem ajuda na sobrevivência mas garanto que todos nós preferíamos viver da pesca; que alimenta nosso povo com peixe saudavel, é menos predatória e bem mais prazerosa que muitas outras formas de ganhar dinheiro. Sei que não é fácil ver aquelas esquerdas desfilando sozinhas, mas viver aqui é bom DEMAIS!!!! Mesmo que seja na pré-história. Flw

    ResponderExcluir
  6. A Guarda continua linda! Porém, um pouco poluída. Essa deveria ser a grande preocupação de todos nesse momento. Se detonar de vez, adeus à pesca e adeus ao surf saudável. Surfar em água suja não dá, né? SOS RIO DA MADRE! Na realidade, não poderia haver pesca na barra do Rio da Madre, onde o peixe entra para desovar e perpetuar a espécie. Mas, na Guarda, no Brasil, tudo pode! Tem gente por aí, nem precisamos citar o local, ganhando o defeso e pescando em época proibida. Agora, proibir o cidadão surfista de adentrar ao mar, que é de todos, é um absurdo muito grande. A cultura da pesca da taínha é linda! Mas, com certeza pode conviver com a "maravilhosa" e rentável cultura do surf. Se não fosse pelo surf, o povo local não teria a condição social atual. Vamos tocando a vida como cordeirinhos, se sujeitando às imposições descabidas que nos confrontamos dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que também seria uma boa criar uma época de proibição de entrada no mar nos meses de janeiro e feveiro.
    para a preservação da natureza local e da tranquilidade da vila.
    Será que todos concordam.

    ResponderExcluir
  8. e isso ai galera boas ondas rolando...mar grande os pescadores sem pegar nada.....pois há barcos pesqueiros de "gente fina e de nome" lá fora pegando o cardume e para os pescadores da guarda sobra so a rebarba..viva a ignorancia.

    gabriela pires.
    amante da guarda do embau

    ResponderExcluir
  9. isto é uma atitude arrogante, de poucos nativos (pescadores), que para se autoafirmarem, ou para dizer que quem manda aqui são eles, cometem este abuso.
    Afinal, o incíco da pesca da tainha se dá apenas a partir do dia 15.
    Esta na hora de acabar com este abuso...
    Que tal a interferencia do ministério público, afinal a lei é para todos e tem que ser cumprida...

    abços
    marquinho

    obs: hoje o leão vai comer o bambi

    ResponderExcluir
  10. Pow!Um ano tem 12 meses .10 meses para os surfistas e 2 meses para os pescadores.Os surfistas querem mais ainda?
    Muitos surfistas têm casas pra alugar e comércios na Guarda e não só pescadores. Pesca da taínha é tradição e alimenta muitas familias. , sendo que o surf pra grande maioria é apenas diversão.
    A maioria dos surfistas têm a sua profissão pegam onda só por prazer.
    O pescador(profissão) tem o prazer de pescar ,comer , alimentar sua Familia e vender tainhas para surfistas inclusive .
    Regulamento tem que existir.
    Mas não podemos ser egoístas

    Os Surfistas estão tirando aluguel de muitos nativos,pescadores e ainda querem tirar mais .

    Todos merecem o pão nosso de cada dia.

    Emquanto discutimos isso tem aposentados por invalidez da assembleia daqui recebendo s Rs25.000.00 por mes e ainda trabalham fora.
    Defendemos a vida racional (Tradição e proteção) e a vida segue com suas boas e más intenções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo são pescadores de carteirinha,não sobrevivem da pesca e sim do lucro da pescaria.
      Boa parte deles são empresários em outro ramo não a pesca e tiram proveito,e muitos funcionários públicos como conheço,para terem direito aos benefícios do governo.
      Pura ganancia(zóiudos).

      Excluir