terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Sistema integrado de transporte público de Palhoça deverá entrar em operação este ano

Nesta terça-feira foi dado mais um passo no implantação do Sistema Integrado do Transporte Coletivo de Palhoça, na Grande Florianópolis. O prefeito Ronério Heiderscheidt assinou a ordem de serviço que permite o início das obras do terminal central de transbordo. Todo o sistema foi orçado em R$ 10 milhões que virão da iniciativa privada. A empresa Jotur é a responsável pelo projeto.

Segundo o gerente operacional da empresa Jotur, Renato Christ, a obra vai iniciar imediatamente, e a previsão é de que em setembro deste ano o Sistema Integrado entre em operação.

O terminal central de transbordo será construído na Ponte do Imaruim e fará ligação com o ponto de embarque e desembarque do Sistema de Transporte Marítimo de Palhoça, que também está em fase de implantação.

O Sistema de Transporte Público do município é formado por linhas alimentadoras e linhas troncais e contará com quatro estações de transbordo e duas de integração.

O prefeito Ronério Heiderscheidt acredita que essa obra vai representar um ganho importante para a qualidade de vida dos 130 mil moradores da cidade.

— Vai oxigenar o Centro, incrementando o comércio e a prestação de serviço, por onde mais de 10 mil pessoas irão circular.

Com a implantação das estações de transbordos em áreas estratégicas de Palhoça — como a estação principal no Centro — vai dobrar o horário das linhas de ônibus, passando de 290 para 928 horários por dia.

De acordo com a assessoria da prefeitura, este sistema deve diminuir o número de travessias nas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, que levam a Florianópolis — hoje é de 900 e irá passará para 400 vezes por dia.

Atualmente, em alguns bairros, os moradores têm que ir até a capital para pegarem um ônibus que leve ao Centro de Palhoça, por exemplo. Isso não ocorrerá mais com o novo sistema integrado do município que permitirá uma melhor integração entre os bairros.

— A obra irá melhorar a questão da mobilidade urbana na região metropolitana — afirmou Heiderscheidt.

Outros pontos importantes do projeto serão a implantação do cartão eletrônico e de um modelo de rastreamento de frota via Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Fonte: Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário