quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

“Movimento S.O.S RIO DA MADRE” ganha força e adesão


O “Movimento S.O.S RIO DA MADRE” deflagrado no ultimo sábado, dia 11, na Guarda do Embaú, por um grupo composto por moradores, surfistas, comerciantes, empresários, pousadeiros, artistas e amantes do Rio da Madre ganhou força e adesão nesta terça-feira, dia 15, quando foi realizado mais um encontro. Na oportunidade foi escolhida a comissão que vai encabeçar o Movimento: Plínio Bordin (Presidente); Marcos Aurélio Gungel (Vice-presidente); Aldo Rey Junior (1º. Secretário); Marli Marçal (2º. Secretária); Sandra Cristina Agostinho (Tesoureira); Washington Madeira e Cristina Filomeno ( Atividades Esportivas); Larissa Linhares (Assessora de Comunicação); Geraldo J. H. da Rosa e Luis Pimenta (Assessoria Ambiental).

O PORQUE DO MOVIMENTO

O Movimento pretende sensibilizar as autoridades e organizar um ABRAÇO salvador ao Rio da Madre, na Guarda do Embaú, como passo inicial em busca do saneamento básico para a região e adjacências e resolução dos demais problemas ambientais e de infraestrutura. Até o fechamento da coluna algumas personalidades conhecidas do estado já se engajaram no movimento. O surfista Teco Padaratz; o deputado estadual Renato Hinnig (PMDB); o grupo teatral Bruxos da Corte, os músicos André Guesser (Samambaia Sound Club); Gustavo Barreto (Sociedade Soul), Macarrão (Nós Na Aldeia), Zabeba, Tavinho Canastra, Nathan Malagolli, Timbre, o surf repórter de Florianópolis Maurio Borges, os surfistas Ricardo dos Santos, Vinícius Pereira, Júnior Maciel, Carlos Kxot, Nodin Silveira; os artistas plásticos Jacob Silveira, Maurício Loureiro e Plínio Verani, o ex-vereador de Santo Amaro da Imperatriz, Sandro Vidal; Marli Marçal, ex-vice-prefeita de São José, o professor Washington Madeira e é claro, uma relação de cidadãos preocupados com o ritmo acelerado da degradação do Rio da Madre.

COMO PARTICIPAR DO SOS RIO DA MADRE

1.Dia 22/02/2011 a partir das 19h30 - Manifestação na Câmara de Vereadores de Palhoça;

2.Dia 23/02/2011 a partir das 14h00 – Manifestação na Assembleia Legislativa

3.Dia 26/02/2011 – DIA DO ABRAÇO –
Local: beira do Rio da Madre, das 11h00 às 19h00.

Atividades no DIA DO ABRAÇO :
- Abaixo-assinado;
- Microfone aberto para o “BOCA NO TRAMBONE”;
- Apresentações artísticas livres (música, teatro, malabares, índios, artes plásticas, boi de mamão, maracatu, esportes aquáticos, futebol, vôlei, ciclistas, pipas, missa ou benção, etc. Importante salientar que não haverá necessidade de inscrição, basta chegar ao local e mostrar sua arte ou apenas curtir a natureza.
- Momento do ABRAÇO (a combinar o horário exato, mas deverá ser por volta das 16h00) quando será formada uma corrente humana em parceria com os canoeiros, surfistas, comerciantes (que fecharão suas portas neste momento), turistas e moradores para O ABRAÇO NO RIO DA MADRE.

8 comentários:

  1. Prezado, observei seu projeto do Rio da Madre no facebook do Fabricio Flores Nunes. Infelismente não estarei presente dia 26. Gostaria de sugerir umas análises da água do Rio, a fim de comparar com a Legislação federal (Conama 357), identificar, quantificar e comprovar a poluição no Rio (caso ela exista). Para que isso ocorra sugiro uma reunião, definimos uns pontos de coleta, forneço frascos e vocês executam a coleta. Garanto as análises e não cobraremos pelo serviço. Baseado numa parceria que realizamos no TCC do Fabricio, acredito ser possível aplicar esse estudo também no seu caso. Meu nome é Djan Porrua de Freitas (CRQ 13400691) fone 3024-4206 ou 9960-0085

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Movimento!! Estamos ajudando a divulgá-lo no site do Observatório Catarinense do Ambiente - www.oca.net.br - Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. PO galera, que lindo ver todos lutando pela guarda e pela nossa mae natureza.!
    queria estar por perto para poder abraçar esta causa tambem..! mas de longe mando meus ventos para que tudo de certo.!

    beijos com amor
    Laura.

    ResponderExcluir
  4. E o nosso artista famoso?
    Sera que ele vai abraçar esta causa?
    Sera que vai amarelar, rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Conheci a Guarda hoje com uma amiga...E é uma pena o que vi em relação ao rio. Felizes as pessoas que abraçaram essa causa...e que essa rede aumente! O lugar é lindo! O o rio merece respeito

    ResponderExcluir
  6. Caro Djan, ja fizemos diversos relatorios e analizes da agua do rio e de diversos pontos que desagua, é assustador coleforme fecais, a vila não tem coleta e estação de tratamento, se depender da prefeitura nunca saira nada, se fosse depender da casan ja tinha projetos desse porte, no momento é agua de Palhoça que dureza.é o fim.SOS Rio da Madre.
    ASS:PB

    ResponderExcluir
  7. e muito bom ver este tipo de defensores da naturesa e uma pena que nen todos estao querendo optar para este lado meus parabens a todos voces . washington madeira rj.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Parabéns pela iniciativa, temos o mesmo movimento para um rio com o mesmo nome Rio da Madre ( Tubarão - Sc )
    www.salveoriodamadre.blogspot.com
    Grande Abraço

    ResponderExcluir