quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Movimento SOS Rio da Madre realiza o Dia do Abraço neste sábado depois de realizar manifestação nas esferas públicas municipal e estadual
Com o objetivo de sensibilizar e acionar o poder público para a resolução dos problemas ambientais e de infraestrutura da praia da Guarda do Embaú, duas importantes mobilizações aconteceram nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23, na Câmara dos Vereadores de Palhoça e durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, respectivamente. Alguns resultados já somam-se ao Dia do Abraço, que acontecerá neste sábado, dia 26, das 11h às 17h, em frente ao Rio da Madre.
Na Câmara Municipal de Palhoça (foto 5), na noite de terça-feira (22), com a presença de mais de 50 pessoas, foi apresentado na tribuna e entregue um documento oficial com as reivindicações do Movimento, como passo inicial em busca do saneamento básico para a região e recuperação do estuário do rio da Madre, que fica em frente à vila da Guarda do Embaú. O Movimento alcançou o apoio unânime dos vereadores que agendarão uma entrevista com a Ministra da Pesca e Aquicultura, a catarinense Ideli Salvatti e a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Já na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ontem à tarde,23, o Movimento SOS Rio da Madre, contou com importantes adesões e iniciativas. O discurso do deputado Sargento Soares, do PDT(foto 1) alertou sobre a urgente necessidade em resolver o problema, por meio de uma apresentação de slides das belezas naturais da Guarda do Embaú e a atual e lamentável situação do esgoto a céu aberto na vila. Os representantes do Movimento também foram recebidos pelo deputado Marcos Vieira (PSDB), juntamente com o vereador André do Cartório (PSDB), que mostrou interesse no tema. A deputada Angela Albino, do partido do PCdoB (foto3) recebeu uma cópia da Moção e se prontificou em encaminhar para o Governador.
A deputada Dirce Heiderscheidt, do PMDB (foto 4), também recebeu o Movimento e vestiu a camisa. Disse que está com o movimento e vai participar a fundo do processo para apressar a solução. O deputado Renato Hinnig (PMDB), em parte, também apoiou o movimento se colocando à disposição para atender a comunidade. Por último, o deputado Neudi Saretta (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente (foto 2), se propôs a realizar uma audiência pública.
O Rio da Madre - O Rio, que integra a Reserva Estadual da Serra do Tabuleiro e desagua no Oceano Atlântico pela praia da Guarda do Embaú, vem sofrendo sérias agressões ambientais. Entre elas, a retirada da mata ciliar de suas margens, a contaminação por agrotóxico - produzido principalmente pelo cultivo de arroz em Paulo Lopes - e o lançamento de esgotos, considerado este como um dos principais problemas atuais, pois afeta negativamente a economia, o turismo e a qualidade de vida na região.
“Estamos diante de um patrimônio natural universal e que diz respeito a todos nós. O saneamento básico é primordial e acreditamos que, por meio desta união inédita de diversas pessoas e organizações, vamos alcançar este objetivo”, diz o presidente do Movimento, Plínio Bordin.
O Movimento - Formado por moradores, surfistas, pescadores, comerciantes, empresários, artistas e amantes do Rio da Madre, o Movimento SOS Rio da Madre prepara uma série de ações para fortalecer a iniciativa. Entre elas, o Dia do Abraço, neste sábado, dia 26, das 11h às 16h, quando acontecerá um grande abraço salvador em volta do Rio.
Dia do Abraço - Apresentações culturais, artísticas e musicais, esportes ao ar livre e aquáticos e um painel indicador dos dias para o início das ações pelo poder público integram a programação do evento. O Dia do Abraço pretende unir centenas de pessoas preocupadas com o ritmo acelerado da degradação do Rio da Madre. A sobrevivência da praia da Guarda do Embaú depende da recuperação do Rio, considerado o grande encanto da região.
--------
Serviço
O QUÊ – Dia do Abraço no Rio da Madre
QUANDO – Dia 26.02 (sábado), das 11h às 17h
ONDE- Guarda do Embaú, em frente ao Rio da Madre
Mais Informações
Larissa Linhares Comunicação – comunicacao@larissalinhares.com.br – (48) 8814 5251
Plinio Bordin -(48) 9983 3843 | Marcos Aurélio Gungel - (48) 99721713
Crédito Fotos: Plínio Bordin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Espero que enquanto deputada a Dirce tenha uma postura diferente do Marido que durante todo o tempo de gestão municipal agiu com descaso em relação ao meio ambiente do município.
ResponderExcluir