quinta-feira, 2 de junho de 2011

Deflagrado movimento para emancipação da Baixada do Maciambu, em Palhoça



Reunião realizada na noite desta quinta-feira, dia 2 de junho, definiu por unanimidade Flávio Santos (de vermelho - primeira foto), engenheiro especialista em Gestão e Turismo, morador da praia da Pinheira, como coordenador do Movimento em prol da emancipação da região da Baixada do Maciambu, sul do município de Palhoça, distando 50 quilômetros de Florianópolis, capital dos catarinenses.

O tema já esteve na pauta das discussões por vários momentos, mas agora, depois que o senador Luis Henrique da Silveira (PMDB/SC) tocou no assunto e foi endossado pelo prefeito Ronério (PMDB), de Palhoça e suas esposa deputada estadual Dirce Heiderscheidt (PMDB) que se manifestaram a favor, líderes comunitários começaram a entrar na briga.

O encontro ocorreu na Pinheira com a participação de cerca de 20 lideranças da região. Segundo Flávio, o ideal seria que o novo município compreendesse a região entre o Rio Maciambiu e o Rio da Madre até as Montanhas da Serra do Tabuleiro, atravessando a Br-101. É um cenário propício com um número próximo a 14 mil habitantes e com área maior que 190 municípios do estado, portanto, tem todas as condições de ser conduzido a município e viver sem depender de ninguém. "Queremos implantar um verdadeiro modelo de desenvolvimento sustentável, já que a região tem a maior parte dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro".

Distante cerca de 25 quilometros da sede de Palhoça, a região carece de todo tipo de infraestrutura, sendo o motivo principal da separação. Foram escolhidos alguns nomes para compor o grupo e na próxima segunda-feira, dia 6, nova reunião foi agendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário