domingo, 17 de outubro de 2010

A Guarda é um "paraíso na terra" disse Fadola, ex-nadador olímpico e diretor de Patrimônio do Flamengo, em recente visita à praia









A Guarda do Embaú recebeu a ilustre visita neste feriadão de 12 de Outubro, Dia da Criança, do simpático e carismático carioca Alfredo Fadola Machado, de 57 anos, nadador olímpico, medalhista mundial nos 4x200 e 4x100, recordista brasileiro durante oito anos e o primeiro nadador brasileito a ir aos USA com o intuito de praticar o esporte. Ele participou das Olimpíadas de Munique quando na manhã do dia 5de setembro de 1972, oito terroristas do grupo palestino Setembro Negro invadiram as acomodações dos atletas israelenses e mataram dois esportistas. Portanto só por este motivo já teríamos muita conversa, mas o Engenheiro Civil Fadola tem outro particular, é diretor de Patrimônio do Clube Regatas do Flamengo, do Rio de Janeiro. Ele hospedou-se na Embausurf Acomodações juntamente com seu filho Antonio e os amigos Dario (Music Publishing - direitos autorais) e o filho João, apaixonados por surfe. Confira nossa entrevista:

Como você tornou-se diretor do Flamengo?

Desde os tempos de natação sou muito amigo da Patrícia Amorim, hoje presidente do Flamengo, então ela me convidou para ser o Diretor de Patrimônio do Clube. Portanto, do início deste ano, quando assumimos, até 2012, tenho a função de administrar o que existe e também de acompanhar a execução do futuro Centro de Treinamento (CT) do Flamento, que foi aprovado pelo governo federal.

O que vai mudar do que tem hoje para o futuro CT?

O Flamengo tem sua sede na Gávea e o futuro CT do Flamengo será num espaço de 130 mil metros quadrados sendo que de área construída serão 14 mil metros quadrados, com seis campos de futebol tamanho oficial; dois campos para goleiros; um ginásio coberto com duas piscinas. Haverá também um campo com arquibancada ,área para hospedar outras delegações e um grande projeto nosso é uma piscina olímpica, isso já pensando nas Olimpíadas que acontecerão no Brasil.

Como está o clima da Gávea depois do caso do goleiro Bruno e da saída do Zico?

Não resta dúvida que abalou um pouco. Imagina um atleta como Bruno que foi ídolo, muito procurado pelas crianças para dar autógrafo, enfim, pelos torcedores em geral e de repente aparece envolvido num caso grave como esse. Sem contar os casos Adriano e Wagner Love. Agora recentemente foi o Zico, também ídolo, mas que preferiu sair do Clube porque sua família estava sendo alvo de comentários do grupo de oposição à Patrícia. Então são coisas que a gente não esperava. Mas agora com a chegada do técnico Wanderley Luxemburgo a vida na Gávea já está se normalizando.

Quem são os patrocinadores atuais e como está a vida financeira do Clube?

Os patrocinadores mais fortes são a Olympicus, BMG e a Batavo. Só a Batavo gera uma receita de 22 milhões de reais por ano. Estamos com o salário em dia, mas apesar de uma receita muito grande, ainda temos uma dívida a qual estamos pagando através do Refis, o que dará a oportunidade de podermos nos candidatar como uma das sedes de apoio para as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

Como está a natação do Flamengo?

O Flamengo sempre foi forte neste esporte e esperamos ter um campeão Olímpico em breve. Tenho a honra também de ser fundador na década de 70 da Fundação Master de Natação, que hoje conta com 120 nadadores com muita história no clube.

Além de cuidar do patrimônio do Clube você tem outras funções?

Sou uma espécie de olheiro da natação. Aqui mesmo na Guarda fiz contato com futuros nadadores. Mas penso que seria possível fazer um convênio entre o Flamengo com órgãos públicos para incentivar a natação e o pólo aquático em Santa Catarina. Estou também tentando sensibilizar o Flamengo para criar uma equipe de surfe em Santa Catarina. Para isso já fizemos o primeiro contato com os representantes da Associação de Surfe e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) para começarmos um projeto piloto.

Qual a sua impressão da Guarda do Embaú?

Eu vim para a Guarda pela primeira vez em 1977, e apesar de muita coisa ter mudado ainda acho a Guarda “um paraíso na terra”. Até já aluguei uma casa para o mês de Dezembro, quando pretendo trazer minha família.

Foto 1 - Fadola
Foto 2 - João, Antonio, Fadola e Dario

Um comentário:

  1. Ola Kiiiito!
    Gostaria de parabenizá-lo pela entrevista...meu "olhar clínico" afirma que vc leva jeito para entrevistador!

    Fadola, tive a oportunidade de conhecê-lo é realmente de uma simpatia e humildade difícieis de se encontrar por ai hoje em dia (incluindo a própria guardinha.
    Beijo
    Sann

    ResponderExcluir