terça-feira, 26 de outubro de 2010

Jornal Palavra Palhocense inspira professora a ensinar Português com metodologia baseada no Jornalismo




Por iniciativa da professora de Português, Cristina Saddi, da Escola Básica Morretes II (cerca de cinco quilômetros da Guarda do Embaú), na Baixada do Maciambu, Sul do município de Palhoça, fui convidado para falar aos estudantes das 7as. e da 8as. séries sobre a profissão de Jornalista. Os alunos estão exercitando Redação aprendendo a linguagem jornalística. Foram cerca de duas horas de uma agradável e proveitosa troca de informações. A ideia da professora é simples: para estimular os alunos a escreverem ela utiliza como material didático o Jornal Palhocense, que os inspira a redigirem seus textos."Utilizo o Palhocense porque é de fácil acesso, gratuito e apresenta de 20 a 30 notícias semanais. Baseado nessa metodologia os alunos já fizeram vários murais onde estão expostas suas criações e, como trabalho de final de ano, elaborarão um Boletim ou um Jornal Mural que poderá ser periódico", explica Cristina. A diretora da Escola, Ivone Izabel Gonçalves dos Santos, também participou do encontro. Ela entende que o local é tranquilo, apesar de todas as dificuldades que os educadores encontram no nosso país, mas entende que há falta de estímulo para estes estudantes entre 13 e 17 anos, que não encontram alternativas para o futuro na região. "Muitos alunos, por falta de opção, ficam a mercê das drogas, principalmente o álcool. Queremos oferecer mais do que apenas "mais" uma aula. Exemplo disso foi esta palestra e o curso gratuito de Condutor Ambiental que estamos oferecendo para a comunidade." Estiveram presentes também na palestra, além da Cristina e da diretora, os professores Dyan Pamplona (Matemática); Adriana Lunardi (Geografia); Dayane Schuvert (Ciências) e Dante Oliveira (Informática).

Um comentário:

  1. Muito legal a iniciativa desta professora (diretora, etc), utilizar como "instrumento didático" o jornal da região que além de repassar informações de diferentes temas do municipio, estimula o hábito da leitura. São de iniciativas como esta, cheias de criatividade, dedicação e pensando no futuro (tão presente) dessa garotada que precisamos...pessoas que acreditam que podem fazer algo e realmente faz...não dá só para ficar reclamando do governo, da falta de verba, temos que fazer cada um a sua parte!!
    P A R A B É N S...especial a vc kito, sempre muito prestativo no que é possivel, referente aos assuntos dedicados a guarda do Embau e arredores!!

    ResponderExcluir