segunda-feira, 11 de abril de 2011

Autoridades estaduais arregaçaram as "calças" e vistoriam o Rio da Madre, na Guarda do Embaú







A comunidade da Praia da Guarda do Embaú, 50 quilômetros ao Sul do município de Palhoça/SC, recebeu hoje, dia 11, no período da tarde, a visita do presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores; do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, deputado Renato Hinnig (PMDB); do deputado estadual Sargento Soares (PDT) e do Coronel Rogério Rodrigues, comandante da Policia Militar Ambiental de Santa Catarina.

A iniciativa do encontro foi do representante da Fatma, órgão fiscalizador do Estado, que, após reunião com a Comissão do Movimento SOS Rio da Madre, atendeu a solicitação e agendou a visita para conhecer pessoalmente o problema de saneamento básico instalado na localidade.

Após a reunião, que durou cerca de uma hora e teve a apresentação de um estudo iniciado no ano passado sobre as condições da bacia do Rio da Madre pela estudante de geografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Jaqueline Maria Prudêncio, Flores, o coronel Rodrigues, o deputado Soares, a imprensa e membros do Movimento fizeram um "tour" de cerca de uma hora nas águas do rio, em direção ao municipio vizinho de Paulo Lopes, onde várias plantações de arroz e extrações de areia estão instaladas e utilizam a água do rio para nas suas atividades.

Além das autoridades, técnicos da QMC Saneamento, empresa catarinense que está fazendo voluntariamente a análise da água do Rio da Madre, também acompanharam a vistoria e fizeram mais coletas em pontos diferentes.

Segundo o presidente da Fatma, a ideia é fazer uma "agenda positiva" entre todos os órgãos para ajudar a resolver a situação, tanto de sanemento básico, quanto de fiscalização e autuação, se for o caso. "Queremos participar ativamente colocando nosso corpo técnico à disposição do Movimento, pois somente com um pacote de ações integradas evoluiremos", afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Regional disse que o importante "é não ficarmos patinando, mas sim buscar as soluções. Temos que avançar o mais rápido possível nesse processo para solucionar este problema, e a SDR da Grande Florianópolis será parceira."

O deputado Soares, que tem acompanhado de perto os passos do Movimento SOS Rio da Madre também disse que é muito importante um agenda positiva e que se depender dele a Assembleia Legislativa está de portas abertas para a comunidade da Guarda do Embaú.

O comandante da Polícia Ambiental fez questão de afirmar que "as ações da corporação são de parceria e não forças contrárias á comunidade." Disse também que pretende realizar um voo de helicóptero com a presença do presidente da Fatma e representantes do Movimento SOS Rio da Madre, com o objetivo de visualizar toda a região da bacia do Rio da Madre.

Fotos: Kito e Plínio Bordin

Um comentário:

  1. Boa Tarde Marcos,

    Sou estudante da UFSC e estou elaborando uma apresentação sobre o a poluição do Rio da Madre. Te enviei um email com algumas perguntas, se puderes dar uma olhada ficaria muito contente. Um dos requisitos do trabalho é a entrevista, por isso te procurei!

    Obrigada,
    Juliana

    ResponderExcluir