segunda-feira, 11 de julho de 2011

"Movimento Penitenciária Não" decide fechar a BR-101 e fazer manifestação na Assembleia





Reunião ontem, dia 11, na localidade de Três Barras (Palhoça), com a participação de mais de 150 pessoas, definiu os passos do “Movimento Penitenciária Não”. Tudo começou com o anúncio na imprensa no mês de junho pelo governo do estado de Santa Catarina de que um grande Complexo Prisional será construído à margem da BR-101, entre o elevado da Praia do Sonho e o da Guarda do Embaú/Pinheira, Sul do município de.

Tanto a Câmara de Vereadores de Palhoça quanto a de Paulo Lopes, já se manifestaram contra. O Poder Executivo de Paulo Lopes também já se posicionou contra. A população, que foi pega de surpresa com a notícia, começou a questionar e está se organizando. Várias reuniões já foram realizadas entre as lideranças locais e ontem, em Três Barras, ocorreu uma espécie de grande reunião, quando foi escolhida a Comissão organizadora e decididos alguns passos.

Autoridades como Cacildo Antonio Geremias, vice-prefeito de Paulo Lopes; os vereadores Marise Weeler (PP), presidente da Câmara e Tobias Manoel Raupp, também de Paulo Lopes e líderes de entidades da Baixada do Maciambu como Flávio Santos, da Comissão Emancipacionista; Messias Fuentes, presidente do Conseg; Cristiane Correa, presidente da Associação do Comunitária da Guarda do Embaú; Marli Marçal, ex vice-prefeita de São José/SC e membro do Movimento SOS Rio da Madre; Glaico representante da Reserva da Biosfera Mundial, entre outros, participaram da reunião e manifestaram seu descontentamento com o fato.

Por unanimidade Helia dos Santos, moradora da Pinheira e responsável pela Associação de Reciclagem (Pró-Crep) foi escolhida para liderar a Comissão do “Movimento Penitenciária Não”. O professor Luis Antonio do Rego, da Guarda do Embaú, será o vice de Helia e a geógrafa Jaqueline Prudêncio, da localidade de Três Barras e quem apresentou alguns “slides” com os pontos problemáticos tanto no campo ambiental, como social e turístico, dará assessoria técnica.

Entre as ações definidas pelo “Movimento Penitenciária Não” estão: moção, abaixo-assinado e o fechamento da BR-101, na próxima quarta-feira, dia 13 de julho, às 12h30, no elevado da Guarda do Embaú. Após esta paralisação, o Movimento se dirigirá para a Assembleia Legislativa e se possível, atravessar a Ponte Colombo Salles a pé.

Antes, porém, foi marcado outro grande encontro, hoje, dia 11/07, no Salão Paroquial da Pinheira, às 19 horas, quando serão definidos pela Comissão todos os detalhes para executar as ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário