quinta-feira, 22 de abril de 2010

Brasileiros se enfrentam na terceira bateria da fase classificatória do WT


Uma primeira chamada para o início da etapa brasileira do ASP World Tour está confirmada para as 8 horas desta sexta-feira (23) na Praia da Vila, primeiro dia do prazo que vai até 02 de maio em Imbituba. O Brasil tem quatro surfistas na divisão de elite do surfe mundial e três deles acabaram escalados juntos na rodada de apresentação dos melhores surfistas do mundo no litoral sul de Santa Catarina.

O paulista Adriano de Souza, o potiguar Jadson André e o catarinense Neco Padaratz estrearão na terceira bateria e só o vencedor avança direto para a terceira fase. Mas, os dois perdedores têm uma nova chance de classificação na repescagem, quando começam os duelos homem-a-homem nas etapas do ASP World Title Race. Apenas o catarinense Marco Polo ficou sozinho e terá uma parada duríssima contra o tricampeão mundial Andy Irons e o número 4 do ranking 2010, o californiano Bobby Martinez. Eles disputam a sexta bateria da fase classificatória.

Além do quarteto verde-amarelo da elite mundial, mais três brasileiros vão competir nas vagas de convidados do Billabong Pro Santa Catarina. Já é regra na etapa brasileira do ASP Tour, desde que ela mudou para Santa Catarina, os campeões brasileiro e catarinense receberem os dois wildcards da organização do evento. Então, o cearense Messias Félix, número 1 do Brasil em 2009, e o alagoano Tânio Barreto, campeão estadual catarinense que há muitos anos mora em Florianópolis, estão confirmados. E na vaga do patrocinador, a Billabong escolheu fazer uma triagem para definir quem completará o grupo dos 48 participantes em Imbituba.

Um deles vai encarar o atual líder do ranking 2010, Taj Burrow, além do norte-americano C. J. Hobgood na oitava bateria. Outro entra na disputa seguinte com o defensor do título mundial, Mick Fanning, e o também australiano Tom Whitaker. Quem pega quem só será conhecido com o término da triagem, dependendo da classificação do vencedor no ranking mundial. A terceira vaga em aberto ainda na fase inicial do Billabong Pro Santa Catarina é na décima bateria, encabeçada por Kelly Slater e pelo português Tiago Pires.

Slater venceu a etapa brasileira do ASP Tour em Imbituba no ano passado, numa emocionante final contra o paulista Adriano de Souza. Ele já havia sido o primeiro a comemorar o título em Santa Catarina em 2003 e no ano passado igualou as duas vitórias de Mick Fanning em 2006 e 2007. Os outros integrantes da Galeria dos Campeões em Imbituba são Taj Burrow em 2004, Damien Hobgood em 2005 e Bede Durbidge em 2008. Toda a torcida é para uma conquista inédita de um brasileiro e Adriano de Souza chegou muito perto disso em 2009.

BILLABONG PRO SANTA CATARINA - primeira fase classificatória:
1.a: Fredrick Patacchia (HAV), Jeremy Flores (FRA), Adam Melling (AUS)
2.a: Dane Reynolds (EUA), Roy Powers (HAV), Jay Thompson (AUS)
3.a: Adriano de Souza (BRA), Jadson André (BRA), Neco Padaratz (BRA)
4.a: Bede Durbidge (AUS), Michel Bourez (TAH), Nate Yeomans (EUA)
5.a: Jordy Smith (AFR), Daniel Ross (AUS), Travis Logie (AFR)
6.a: Bobby Martinez (EUA), Andy Irons (HAV), Marco Polo (BRA)
7.a: Joel Parkinson (AUS), Luke Stedman (AUS), Blake Thornton (AUS)
8.a: Taj Burrow (AUS), C. J. Hobgood (EUA) + 1 convidado
9.a: Mick Fanning (AUS), Tom Whitaker (AUS) + 1 convidado
10: Kelly Slater (EUA), Tiago Pires (PRT) + 1 convidado
11: Kai Otton (AUS), Dean Morrison (AUS), Tanner Gudauskas (EUA)
12: Adrian Buchan (AUS), Kekoa Bacalso (HAV), Matt Wilkinson (AUS)
13: Damien Hobgood (EUA), Mick Campbell (AUS), Luke Munro (AUS)
14: Kieren Perrow (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), Ben Dunn (AUS)
15: Chris Davidson (AUS), Owen Wright (AUS), Brett Simpson (EUA)
16: Taylor Knox (EUA), Drew Courtney (AUS), Dusty Payne (HAV)


João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Billabong Pro Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário