quinta-feira, 8 de abril de 2010

Morre brutalmente assassinado Ledo Mur


Na manhã desta quinta-feira (8), ao fazer a leitura das notícias pela Internet, tive um susto e fiquei muito consternado ao saber que o jornalista Edison "Ledo" Ronchi , para nós o Ledo Mur, num ato de violência extrema, foi assassinado ontem, por volta das 19h00 -justamente quando é comemorado o Dia do Jornalista -, por ladrões que entraram em sua casa, em Ponta das Canas, em Florianópolis.

Muito conhecido da galera do surfe, Ledo era atualmente empresário, foi fundador da Revista de surfe Inside e foi presidente da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurf). Costumava muito passar os finais de semana de verão na Guarda do Embaú. Deixou a esposa Simone e dois filhos surfistas, Ícaro (19) e Cícero (16).

Como lembrança tenho a última vez que o encontrei na beira do Rio da Guarda, onde conversamos demoradamente sobre o surfe, as competições e a vida. Lembro também carinhosamente de uma época na praia da Joaquina nos anos 80, em que alguns surfistas irreverentes brincaram em fundar uma "seita" que se chamaria Mur (mar, união e rah). Entre eles estavam o Gama, o Beto Bacamarte, o Macoy, o Netão e também o Ledo.

Todos colocavam a palavra "Mur" no final dos seus nomes ou apelidos, assim, nascia o Gama Mur, o Baca Mur, e o Ledo Mur, entre outros. Numa das minhas "Histórias de Surfista" que venho escrevendo ao longo do tempo, e que já estão disponíveis na Internet (http://www.embausurf.com.br/) fiz menção à "criação da seita Mur" e que fica aqui como uma boa lembrança do Ledo Mur.

Portanto Ledomur, se assim me permite aqui na terra, e principalmente no mar, que Deus e a "seita Mur" estejam contigo meu amigo!






Um comentário:

  1. Bacana o seu comentário Kito. Também lembro com bastante carinho e saudade desta época.
    Foi uma grande perda para todos e uma perda para a sociedade, que mais uma vez se ve refém da criminalidade.
    Foi a primeira vez em minha vida que perdi alguem de meu convívio por assassinato, é um sentimento extranho e ruim!
    Foi bom ter você em nosso meio, vai em paz Ledão MUR!!!!!!

    ResponderExcluir