segunda-feira, 5 de julho de 2010

E agora, surfistas e pescadores estão numa encruzilhada na Guarda do Embaú

Os surfistas e os pescadores da Guarda do Embaú, município de Palhoça, em Santa Catarina estão numa encruzilhada no que diz respeito ao fechamento da praia para a captura da Tainha. A tradição vem de muito longe e por tratar-se de um lugar onde o rio desemboca no mar torna-se reduto de tainhas, pescadores e surfistas.
A cerca de 25 anos atrás, os pescadores eram maioria na Vila, por isso ainda hoje se fala que a Guarda era uma Vila de pescadores, e por muito tempo tiveram na pesca seu subsídio. Entre maio e julho é que a pesca torna-se mais visível com a passsagem da tainha pelo nosso litoral. Ela vem com as correntes de Sul e seguem até o Nordeste brasileiro.
Acontece que na Guarda do Embaú existe uma tradição muito forte com a pesca artesanal, e é quando os pescadores reunem-se para a espera do peixe. Com o passar dos anos, e mais precisamente hoje, a proporção de pescadores que vivem exclusivamente da pesca é muito baixa. A Guarda do Embaú, assim como as praias catarinenses, crescu populacionalmente e a comunidade local, sorte ou azar, precisou ir trabalhar em outras áreas, e alguns mais novos até trabalham na Grande Florianópolis.
Com o crescimento populacional, cresceu também o número de pessoas que têm comércio, pousadas, bares, lojas de souvenirs, surfshopps e outros tipos de atividades. Tudo isso fica fechado durante a época da tainha.
A encruzilhada está exatamente não na Tainha, mas na forma de trabalhar a questão. Porque deve haver uma maneira de se viver em harmonia. Uma das saídas é o sistema de bandeira, que no entanto, não inspirou confiança aos pescadores da Guarda que afirmam, devido aos constantes problemas do passado, brigas e confusões, que a surfistada não vai cumprir a norma.
Os surfistas também tem a pulga atrás da orelha quando alguns afirmam que se não fosse a praia fechada, aumentaria a procura pelo lugar, consequentemente a população aumentaria e isso descarterizaria e poluiria a praia.
Utopia, ou não, o fato é que a Guarda do Embaú ficou interditada ao surfe no dia 3 de maio, sendo que a legislação diz que a data é 15 de maio. O primeiro lanço, no entanto, só foi dado no dia 9 de junho. A liberação é sempre uma incógnita, mas se a praia foi fechada antes deveria abrir antes.

3 comentários:

  1. Kiiiito!
    Aff... esse homem ta agoniado para cair no mar... no quintal de casa...calma agora falta pouco...por enquando o negócio é comer tainha e procurar outros marés marujo! rsrs
    BEIJO do RESORT ;)

    ResponderExcluir
  2. Kiiiito
    Aff esse homem ta agoniado para cair no mar...quintal de casa....agora falta pouco...enquanto come uma tainha grelhada...um pinhão assado e navega em outros mares marujo!
    Beijo da RESORT
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Os surfistas deveriam se reunir e reivindicar que a praia fosse fechada na data que manda a norma legal, ou seja, no dia 15 de maio. Afinal de contas, em maio o clima não é propício à pesca da tainha. Esses pescadores da Guarda são olho grande, e gente assim não vai longe..

    ResponderExcluir