quinta-feira, 31 de março de 2011

Movimento SOS Rio da Madre manteve encontros com secretário de Estado Paulo Bornhausen e com doutor Daniel da Silva, da UFSC



Mesmo após o Ministério Público Federal ter proposto Ação Civil Pública, com pedido de antecipação de tutela, contra o Município de Palhoça e a Fundação Cambirela de Meio Ambiente (FCAM), com o objetivo de buscar uma solução eficaz e permanente para a situação de poluição do Rio da Madre e, por consequência, da Praia da Guarda do Embaú, no município de Palhoça, o Movimento SOS Rio da Madre continua realizando reuniões internas e agendando encontros com as mais diversas autoridades.

No último domingo, dia 27, por exemplo, na reunião interna, o vereador de São José, Édio Vieira, diretor de empresa do ramo de saneamento, trouxe informações contidas na legislação federal e apresentou uma “solução” para a Guarda do Embaú na área de saneamento.

Na quarta-feira, dia 30, o Movimento foi recebido pelo deputado Federal Paulo Bornhausen (foto 1), secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e pelo Diretor de Saneamento e Meio Ambiente da pasta, Daniel Casarin Ribeiro. Na oportunidade a Comissão do Movimento protocolou "moção" e apresentou o vídeo da reportagem realizada pela TVAL na Guarda que sintetiza a situação. Bornhausen "vestiu a camisa" e mostrou-se simpático a causa dizendo que "se apresentado projeto com viabilidade técnica, buscará formas de agilizar o processo de saneamento na Guarda do Embaú". Outro tema abordado na reunião foi sobre a questão do grupo gestor da Área de Proteção Ambiental (APA), recentemente criada pela lei do projeto Mosaico, do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Ainda no mesmo dia, outro grupo do Movimento fez uma visita ao professsor Doutor Daniel José da Silva (foto 2), do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para tratar da questão da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio da Madre.

O movimento SOS Rio da Madre também protocolou documentos na Câmara de Vereadores de Palhoça (solicitando informações da Companhia Águas de Palhoça); na Secretaria Municipal de Saúde (relativo às ações da Vigilância Sanitária) e ao Ministério Público Federal (solicitando fiscalização nas plantações de arroz em Paulo Lopes).

As próximas visitas agendadas são com os deputados estaduais Renatto Hinnig, secretário de estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR),e Cesar Souza Júnior, secretário de Estado do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário