terça-feira, 27 de setembro de 2011

Final de semana promete ser quente na noite da Guarda do Embaú. Nathan Malagoli e Trio fazem show inédito.


Com a chegada da primavera os empresários e comerciantes da Guarda do Embaú, em palhoça/SC, começam a abrir seus estabelecimentos. A Pracinha (Bar do Vini e da Rico) está em reforma e deverá mudar bastante o visual com ambiente todo de vidro e nova fachada, mas até ficar pronto, a Rico, do Capeta´s Drinks, vai promover na sexta-feira, dia 30/09, às 21 horas, a 40 Party, festa para comemorar seus 40 anos de vida. O convite custa R$ 20,00 e dá direito a buffet de petiscos (30 pratos diferentes), mais sorteio de óculos VZ. Claro música ao vivo também.

No sábado, dia 1/10, a partir das 22 horas, é a vez do Tuca´s Bar e Los Frick, na beira do Rio da Madre, que apresentam o artista local, que está em plena ascensão, Nathan Malagoli e Trio, com show inédito, trazendo as canções mais conhecidas e as novas composições. Ao som de reggae, hip hop e groove o público ainda vai participar de sorteio de cd´s e brindes. Imperdível!

Para aqueles que gostam da noite e do dia, outras atrações também devem fazer parte do fim semana na Guarda do Embaú, como por exemplo, a maravilhosa dança das baleias francas, que incansavelmente têm dado um show nas águas cristalinas que cercam o Rio da Madre.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ABIH-SC lança a edição 2011 do Guia de Hotéis de Santa Catarina


Com uma tiragem de 50 mil exemplares e a relação de todos os meios de hospedagem do Estado, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), lança na próxima quarta-feira (dia 28), às 09h, durante café da manhã, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, a edição 2011 do Guia de Hotéis de Santa Catarina. A publicação traz em destaque os associados da entidade, e a relação dos demais meios de hospedagem do Estado. O lançamento será feito por Cesar Souza Junior, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, seguido de palestra do presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky, sobre os “Desafios do turismo frente ao crescimento das classes C e D”.

Preocupada em atender também ao público da internet a ABIH-SC já disponibilizou em seu site (www.abih-sc.com.br) o conteúdo da publicação e prepara uma versão eletrônica do guia para os usuários das mídias sociais.

Divulgação:
Zeni Rates / MIDIATUR

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O TJ de SC não acatou a Adin contra a Lei do Mosaico na Serra do Tabuleiro...


A Procuradoria do Estado divulgou nota sobre a decisão. Veja:
“O Tribunal de Justiça de Santa Catarina considerou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra dispositivos da Lei Estadual Nº 14.661/2009 que trata dos limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis. A decisão foi do Órgão Especial do Tribunal, por maioria de votos. A ação para suspender alguns artigos da lei foi proposta pelo Ministério Público Estadual em junho de 2009. A principal alegação era que o Parque foi idealizado como área de preservação integral e não poderia existirqualquer forma de exploração dos recursos naturais ali existentes.
Segundo o acórdão, baseado nos argumentos apresentados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e publicado em 15 de setembro, os artigos da lei não contrariam a Constituição Estadual, pois a norma impugnada estabelece o desenvolvimento sustentável das comunidades que ocupavam a área há décadas.
De acordo com os desembargadores, os mananciais hídricos da região denominada Vargem do Braço estão sendo preservados. Por outro lado, há determinação para a criação de um conselho deliberativo, que ficará encarregado de administrar a unidade de conservação, e também de um projeto de manejo, visando o desenvolvimento sustentável da região.
“As famílias que ocupam a localidade, lá estão residindo há décadas, não havendo qualquer prova ou indício de que, após o advento da nova lei, tenha se agravado a degradação da área a preservar”, afirmou o relator, desembargador Pedro Manoel Abreu.
Em agosto de 2009, em decisão monocrática, o desembargador Luiz Carlos Freyesleben tinha concedido liminar para suspender os efeitos dos artigos 4º, inciso II, 12, 13, 14 e 15 da Lei Estadual Nº 14.661. Porém, em setembro, por maioria, a liminar não foi referendada pelo Pleno do Tribunal, em julgamento no mês seguinte.
“Assim, inexistindo na Lei 14.661/09 afronta direta à Constituição do Estado, e não configurado o aludido retrocesso com a reclassificação do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, uma vez que a preservação do meio ambiente ainda está em pauta na legislação catarinense, tampouco evidenciado o aumento da degradação ambiental pela comunidade que habita o
Parque da Serra do Tabuleiro há décadas, não há como reconhecer a inconstitucionalidade”, diz a decisão do TJ.
O Parque Estadual Serra do Tabuleiro foi criado em 1975 e tem 84 mil hectares, sendo a maior Unidade de Conservação de Proteção Integral de Santa Catarina, abrangendo aproximadamente 1% to território do Estado. A unidade protege importantes remanescentes de formações florestais e ecossistemas da Mata Atlântica como restingas, manguezais e campos de altitude, distribuídos em ilhas, praias, planícies e montanhas que
abrangem nove municípios.
O objetivo da lei, que recategorizou a área de preservação integral para preservação permanente, foi contemplar a permanência da população antiga para o uso sustentável dos recursos naturais, buscando resolver os conflitos existentes com as ocupações no local, que antecedem a criação do parque. Os termos da lei, aprovada pela Assembleia Legislativa em 2009, foram discutidos com a comunidade, através de audiências públicas.”

Fonte: blog do Moacir Pereira

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Muitas baleias francas têm aparecido na Guarda do Embaú (Palhoça). Veja neste video o susto que levou o fotógrafo Plínio Bordin

As baleias francas vieram com tudo nesta temporada na praia da Guarda do Embaú, última praia ao Sul do município de Palhoça. Misturadas entre os surfistas elas dão um show diferente a cada dia. Neste vídeo realizado ontem, dia 18, o fotógrafo Plínio Bordin conseguiu chegar tão perto que "levou" um tapa do mamífero. Veja nas imagens:

Falando em cultura...


Recebi este e-mail e achei muito apropriado postar neste espaço. Assim como Florianópolis, Palhoça está indo no mesmo caminho do progresso sem escrúpulos e que se dane a cultura de um povo.

"A Lagoa da Conceição é parada obrigatória para turistas. Um dos melhores cartões postais de Florianópolis.
Dias atrás, levei amigos de fora, para apreciar um café ao final de tarde no centrinho da Lagoa, mais especificamente no Shopping Via Lagoa (nome que não fere a realidade do local), onde celebridades como Rodrigo De Haro, costumam aparecer naquele que é um dos principais points da Lagoa da Conceição.
Mas, nossa cidade está deixando a desejar em relação ao ‘marketing da personalidade da ilha’. Lá, naquele movimentado lugar, gostoso e peculiar, o Bar e Café se chama ‘Empório Mineiro’. Isso mesmo! Exatamente onde os turistas sentam ao ar livre, apreciam o movimento e fazem suas fotos.
Deixar abrir um comércio (café) com o nome Empório Mineiro, no ponto mais turístico da ilha, é o mesmo que colocarmos um Café Floripa no alto do Cristo Redentor. Uma cena sem imaginação.
Após várias fotos naquele café, meus convidados, frustrados, perceberam que havia o nome Empório Mineiro, aparecendo por trás. Eram turistas que desejavam marcar com fotos, a estada deles na lagoa, que sugerisse que estavam em Florianópolis, e não em Minas Gerais.
Em Gestão Pública, é amplamente abordada a questão da Sustentabilidade Cultural das Cidades, ou seja: ‘É necessário analisar a especificidade nos termos de um local (cidade), respeitar a origem, a questão cultural e a forma com que aquela região foi colonizada; quais são seus costumes, sua história. Trabalhar de uma forma que ela pode se tornar uma região mais comercial, por exemplo, mas com interação com o meio, sem perder o foco principal que é a relação de respeitar a origem e a cultura daquele local. Principalmente, manter a identidade da cidade e da população nativa da região. Enfim, cada local tem sua vocação específica, e um comércio, tem de se adaptar a sua realidade’.
É necessário que órgão competente de uma cidade, ao conceder alvará de funcionamento para um estabelecimento comercial, analise a especificidade nos termos de um local.
Antes aquele café se chamava Luna Laguna, que em latim significa lua na lagoa, bem a caráter com nossa realidade. Infelizmente ao mudar a razão social do empreendimento, houve a troca do nome para Empório Mineiro, e a nossa Prefeitura, não percebeu a questão da Sustentabilidade Cultural de nossa ilha, não fez a análise de especificidade; ou parece não ter uma legislação específica, ou órgão de competência, para cuidar do nosso tão importante ‘marketing pessoal da Ilha’ – vamos dizer assim.
Muito bem: Se uma legislação específica sobre essa questão for de encontro à constitucionalidade e legalidade, um acordo entre as partes seria o suficiente, para que nossa tão querida ilha da magia não perca sua identidade, sua personalidade e sua vocação - É urgente um órgão de regulamentação.
A cidade de Florianópolis está explodindo para o mundo, está entrando na moda, se tornando uma grande vitrine, caindo no gosto de todos, e o poder público municipal não pode esquecer que somos um pólo unicamente turístico, nossa principal indústria. E como tal, a cidade tem de usar o ‘marketing de sua personalidade’; que infelizmente, estamos, aos poucos, perdendo nossa identidade.
Quero ressaltar aqui, que no último verão, havia uma equipe de filmagem e fotografia do Uruguai, a ‘South Américan Photography’, fazendo ampla reportagem no centrinho da Lagoa, e que certamente, fizeram fotos, filmagens e entrevistas no Empório Mineiro."



Gilmar Maia - Email: gnm1787@alesc.sc.gov.br

Prédio do Fórum de Palhoça, que seria o Memorial Ivo Silveira, poderá abrigar uma Políclínica


Conforme anunciado em 2010 o prédio onde atualmente funciona o Fórum em Palhoça foi doado em permuta ao município. Desde então foi deflagrado o movimento o FORUM É NOSSO, numa tentativa de sensibilizar a administração municipal para que a área não fosse vendida e sim transformada em CASA DE CULTURA, abrigando a biblioteca, o cineclube, o anfiteatro, a Academia Palhocense de Letras e o acervo do Claudir Silveira. Além disso, aulas de música, artes plásticas, artes cênicas, salas para exposições e atividades afins deverão acontecer naquele espaço.

Depois da sugestão aceita pelo executivo e de declaração feita pela secretária de educação (com direito a matéria no Jornal Palavra Palhocense) de que o Fórum se transformaria no MEMORIAL IVO SILVEIRA mantendo as atividades acima sugeridas, agora, o prédio está sendo cogitado para se transformar em Policlínica. Segundo informações do site oficial do Poder Executivo (14/09), o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), vai mesmo instalar no antigo prédio do Fórum Municipal, no centro da cidade, uma Policlínica de referência com 34 especialidades, 42 consultórios e com a expectativa de atender a 35 mil consultas secundárias por ano.

Para dar sustentabilidade ao MEMORIAL IVO SILVEIRA, nesta terça-feira, dia 20, às 17h00, haverá manifestação de simpatizantes e apresentação teatral com o grupo Bruxos da Corte, em frente ao FÓRUM, no centro da Palhoça.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Festa da Cultura Açoriana será em Sombrio (SC)


Inicia na próxima sexta-feira, 23/09, na cidade de Sombrio, a 18ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (18° AÇOR). Durante três dias (23 a 25/09), o evento vai reunir o que há de mais autêntico e preservado da cultura de base açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. A festa será realizada no Centro da cidade de Sombrio no Largo da Matriz, com entrada franca.

O AÇOR acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense. Para este ano estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de vários documentários sobre a cultura açoriana, gravados em Santa Catarina e nos Açores. Participarão do encontro 58 instituições culturais; 38 grupos folclóricos e sete Cantorias do Divino Espírito Santo. Serão mais de 49 apresentações folclóricas e três shows musicais (veja a programação).

Além disso, os Estandes Culturais serão representados por 24 municípios e 58 instituições do litoral de Santa Catarina, apresentando seu artesanato de referência regional com base na cultura açoriana. Neste espaço, diversos artesões estarão produzindo e comercializando suas peças. Também teremos 10 estandes das escolas do município que trabalharam durante o ano vários aspectos da herança cultural de base açoriana e durante o evento estarão mostrando os resultados alcançados. Também teremos a participação de mais 10 escolas da cidade mostrando o trabalho através da dança folclórica, brincadeiras infantis e no desfile. Segundo Joi Cletison o trabalho durante o ano foi muito positivo “Envolvemos mais de 20 escolas da cidade neste processo, isto é o fundamental para nos, pois estamos deixando alguma coisa na cidade de Sombrio. O trabalho do NEA/UFSC alem da pesquisa é a valorização e preservação desta herança cultural açoriana”..

No dia 23 de setembro às 10 horas, na avenida Getulio Vargas no centro da cidade, acontecerá o desfile folclórico dos grupos que estarão atuando nos três dias de festa. No domingo, às 9h00min horas,na Igreja Matriz Santo Antonio, será realizada o Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas sete cantorias (folias) e 18 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios para cantar e tocar durante a missa. Também funcionará na festa uma praça de alimentação para oferta de diversos pratos da culinária açoriana.

Entre as exposições estão “Açores”, com imagens do folclore, gastronomia e costumes de várias ilhas do arquipélago açoriano com fotografias de Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), da UFSC, entidade que criou a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, também teremos a Exposição “Os Açores” do fotógrafo português Mauricio de Abreu que mostra imagens das freguesias rurais do Arquipélago dos Açores.

”Um dos objetivos do NEA/UFSC quando criou a festa, é que, em breve, tenhamos no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular com o seu saber fazer”, destaca Joi. Ele lembra que atualmente o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, com palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar os valores cultura de base açoriana.

O AÇOR já foi realizado nas cidades de, Imarui, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari,Tijucas e São Francisco do Sul; Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí e Palhoça.
A promoção é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Prefeitura Municipal de Sombrio.
A realização do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e da Casa da Cultura de Sombrio
Temos o Apoio Cultural do Governo dos Açores, Funcultural do Governo do Estado de Santa Catarina/Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esportes e da Agecom/UFSC.

A programação Completa do 18º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, poderá ser obtido no seguinte endereço www.nea.ufsc.br

Fotografias para divulgação poderão ser baixadas no endereço http://ftp.identidade.ufsc.br/18_ACOR.zip

Mais informações: Joi Cletison (48) 9982 8938 ou na Casa da Cultura de Sombrio (48) 3533.1958 ou www.nea.ufsc.br

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Notícias boas na Guarda do Embaú com a Primavera chegando....









Ainda sob a influência muito forte das imagens de Cabo Verde, no oeste da África, onde passei cerca de um mês, ao chegar na Guarda da Embaú, as notícias até então no mês de julho e agosto, sombrias, assim como foi o tempo, na Baixada do Maciambu, percebo que algumas mudanças positivas estão para acontecer a partir de setembro.

A começar pelo tempo seco que junto com o Sol, devem propiciar momentos de plasticidade para aguçar as lentes dos fotógrafos a partir do mês da Primavera. Isso tudo acompanhado da possibilidade da aparição das baleias francas em nosso litoral.

A notícia de que a penitenciária estadual não será mais na Baixada trouxe um alento aos moradores e uma nova visão sobre as possibilidades do lugar, que juntamente com o Movimento de Emancipação, deve aglutinar forças para trabalhar a favor de um candidato para o Legislativo de Palhoça afim de ter um representante para defender os abusos eleitoreiros que querem fazer por aqui.

O saneamento básico na praia da Pinheira e na Guarda do Embaú estão saindo do papel e perfurando as ruas.

No esporte a performance do surfista nativo da Guarda do Embaú, Ricardo dos Santos, que recentemente surfou as ondas mais perigosas do planeta no Tahiti, conseguindo ser o campeão da triagem da Billabong, para encarar os surfistas da elite mundial. Só parou na mão do dez vezes campeão do mundo Kelly Slater, que acabou por levar o caneco para a Flórida (USA) surfando ondas inimagináveis.

Por fim, vale ressaltar que se individualmente temos valores que devem ser ressaltados, todas as ações que estão sendo executadas foram objeto de manifestações populares nas ruas ou na BR-101, na Câmara de Vereadores ou na Assembleia Legislativa, e que ecoaram na Mídia em geral, forçando o administrador público a mudar seu pensamento a favor dos anseios da comunidade.

Foto 1 - Baleia franca na Guarda - foto Argemiro Correia
foto 2 - Por do Sol na ilha de São Nicolau, Cabo Verde/África - foto Tita Garcia
Foto 3, 4 e 5 - Guarda do Embau hoje - foto Kito
Foto 6 - Ricardinho e sua avó, D. Dalcema 'abraçando' o Rio da Madre
Foto 7 - Manifestação na BR-101 contra a instalação da Penitenciária