sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Festa da Cultura Açoriana será em Sombrio (SC)


Inicia na próxima sexta-feira, 23/09, na cidade de Sombrio, a 18ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (18° AÇOR). Durante três dias (23 a 25/09), o evento vai reunir o que há de mais autêntico e preservado da cultura de base açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. A festa será realizada no Centro da cidade de Sombrio no Largo da Matriz, com entrada franca.

O AÇOR acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense. Para este ano estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de vários documentários sobre a cultura açoriana, gravados em Santa Catarina e nos Açores. Participarão do encontro 58 instituições culturais; 38 grupos folclóricos e sete Cantorias do Divino Espírito Santo. Serão mais de 49 apresentações folclóricas e três shows musicais (veja a programação).

Além disso, os Estandes Culturais serão representados por 24 municípios e 58 instituições do litoral de Santa Catarina, apresentando seu artesanato de referência regional com base na cultura açoriana. Neste espaço, diversos artesões estarão produzindo e comercializando suas peças. Também teremos 10 estandes das escolas do município que trabalharam durante o ano vários aspectos da herança cultural de base açoriana e durante o evento estarão mostrando os resultados alcançados. Também teremos a participação de mais 10 escolas da cidade mostrando o trabalho através da dança folclórica, brincadeiras infantis e no desfile. Segundo Joi Cletison o trabalho durante o ano foi muito positivo “Envolvemos mais de 20 escolas da cidade neste processo, isto é o fundamental para nos, pois estamos deixando alguma coisa na cidade de Sombrio. O trabalho do NEA/UFSC alem da pesquisa é a valorização e preservação desta herança cultural açoriana”..

No dia 23 de setembro às 10 horas, na avenida Getulio Vargas no centro da cidade, acontecerá o desfile folclórico dos grupos que estarão atuando nos três dias de festa. No domingo, às 9h00min horas,na Igreja Matriz Santo Antonio, será realizada o Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas sete cantorias (folias) e 18 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios para cantar e tocar durante a missa. Também funcionará na festa uma praça de alimentação para oferta de diversos pratos da culinária açoriana.

Entre as exposições estão “Açores”, com imagens do folclore, gastronomia e costumes de várias ilhas do arquipélago açoriano com fotografias de Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), da UFSC, entidade que criou a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, também teremos a Exposição “Os Açores” do fotógrafo português Mauricio de Abreu que mostra imagens das freguesias rurais do Arquipélago dos Açores.

”Um dos objetivos do NEA/UFSC quando criou a festa, é que, em breve, tenhamos no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular com o seu saber fazer”, destaca Joi. Ele lembra que atualmente o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, com palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar os valores cultura de base açoriana.

O AÇOR já foi realizado nas cidades de, Imarui, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari,Tijucas e São Francisco do Sul; Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí e Palhoça.
A promoção é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Prefeitura Municipal de Sombrio.
A realização do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e da Casa da Cultura de Sombrio
Temos o Apoio Cultural do Governo dos Açores, Funcultural do Governo do Estado de Santa Catarina/Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esportes e da Agecom/UFSC.

A programação Completa do 18º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, poderá ser obtido no seguinte endereço www.nea.ufsc.br

Fotografias para divulgação poderão ser baixadas no endereço http://ftp.identidade.ufsc.br/18_ACOR.zip

Mais informações: Joi Cletison (48) 9982 8938 ou na Casa da Cultura de Sombrio (48) 3533.1958 ou www.nea.ufsc.br

Um comentário:

  1. esta sim é uma festa que resgata nossas tradições e identidades culturais.
    Engraçado é que vejo agora na televisão propaganda chamando o pessoal para participarem da vigília farroupilha que acontece no ctg os praianos. Não temos nada a ver com estas tradições, porém são muito difundidas em todo nosso estado, infelizmente.
    Está na hora valorizar e mostrar e que é nosso...
    é isso aí kito
    abraços
    marquinho

    ResponderExcluir