sábado, 22 de agosto de 2009

Você aprova este novo modelo?


A tecnologia tem sido um dos fatores mais importantes para dar visibilidade e de grande ajuda para a evolução dos esportes. No surfe não é diferente.
A televisão, por exemplo, assim como acontece no futebol, já influenciou no horário das finais de competição de surfe, principalmente as internacionais aqui no Brasil, para transmissão ao vivo. A Internet passou a ser, na mídia eletrônica, um dos canais mais usados pelos surfistas para interação, troca de informações, ajuda na previsão das ondas, transmissão ao vivo das competições ou até para uma simples postagem de uma imagem que agrade o internauta que pratica surfe.
Recentemente levantou-se uma "lébre" de que o nove vezes campeão do mundo, o americano Kelly Slater, estaria sendo o incentivador de um novo formato de competição de surfe mundial, com apenas 16 surfistas. Ele desmentiu, mas há indícios de que alguma associação paralela a existente, assim como quase aconteceu na Fórmula-1, estaria sendo fundada para alavancar o processo do novo tipo de competição, que seria mais fácil de ser transmitida ao vivo devido ao tempo de duração do evento.
O jetsky também foi um alimentador dos sonhos dos surfistas que gostam de arriscar a vida nas ondas grandes. Sem ele, com certeza, ondas como Jaws, Mavericks e muitas outras consideradas tabus por longos anos não seriam desbravadas e surfadas, lógico. O "town in" foi a evolução nas ondas grandes.
Mas as inovações não param por ai. Esta semana o site waves divulgou um vídeo protagozinado e produzido pelo surfsita Fábio "Fabuloso" Gouveia, cujas imagens foram geradas por uma câmera fixada na ponta de uma vara acoplada num capacete. A estrutura da vara foi confeccionada com restos de poliuretano, tecido de fibra de vidro e resina (http://waves.terra.com.br/surf/noticia/fabinho-vai-a-pescaria/37779). O vídeo mais parece um game. O catarinense Jean da Silva também conseguiu imagens novas e inéditas dentro dos tubos.
A mais recente notícia (clicRBS), no entanto, é sobre um novo design para pranchas de surf, que há muito tempo vem variando apenas o tipo e quantidade das quilhas. O designer sueco Thomas Meyerhoffer, de 43 anos, que já trabalhou na Porsche e na Apple, já desenvolveu projetos de computadores, cadeiras, óculos para esqui e embalagens de papel toalha lançou pranchas com novo modelo. O diferencial é a promessa de ser mais rápida do que as tradicionais. Você vai pagar por ela cerca de U$$ 600, ou R$ 1.200. Resta saber se você estaria disposto a testá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário