sábado, 1 de agosto de 2009

Fim da era Sarney e volta da censura?

A mídia nacional está anunciando neste sábado a possível renúncia do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), envolvido em nepotismo, desvios de dinheiro e contas no exterior . Ele bem que tentou se segurar no cargo, mas, segundo o site uol, em conversa por telefone com o presidente Lula, que até tentou colocar "o assunto na geladeira", Sarney não aguenta mais a pressão.

A família Sarney apelou até para a censura. O desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), proibiu o jornal O Estado de S.Paulo de publicar reportagens que contenham informações da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. O recurso judicial, que pôs o jornal sob censura, foi apresentado pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Segundo o blog do jornalista Reinaldo Azevedo (veja.com), "que condição tem de presidir o Senado e o Poder Legislativo um político e capaz de violar um dos mais sagrados direitos assegurados pelas democracias? A imprensa que Sarney censura agora é a mesma que colaborou ativamente para a transição democrática, que o conduziu ao poder. A história até que tinha lhe reservado um bom lugar. Mas ele optou pela autodestruição. É o que dá se aconselhar com gente como Renan Calheiros (PMDB-AL), que continua a estimular a resistência"

Será agosto o mês de desgosto para essa turma? E, não se surpreendam se daqui a alguns dias o presidente Lula cair numa crise de amnésia: Sarney? Que Sarney?

A foto é do site uol (esq. p/ dir.): desembargador Dácio Vieira e a esposa Ângela; Sânzia, mulher de Agaciel Maia, entre Sarney e Renan Calheiros. A foto foi tirada no dai 10 de junho, na festa de casamento de uma filha de Agaciel, que já havia sido afastado do Senado justamente por causa dos atos secretos. Sarney foi padrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário